Solução completa em radioproteção para clínicas e hospitais

O IMDR tem uma equipe de profissionais altamente qualificada para executar todos os serviços em radioproteção e controle de qualidade em radiodiagnóstico Médico ou Odontológico, nos mais rigorosos padrões de segurança.

sobre o imdr

Há 25 anos atuando no controle de qualidade em equipamentos de diagnóstico por imagem, o IMDR tem profissionais qualificados e toda a experiência que sua clínica ou hospital precisa.

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Nossos serviços

Solução completa para sua clínica, hospital ou consultório odontológico.

Clique no nome de cada serviço para conhecer um pouco mais sobre os serviços que o IMDR trás para sua empresa. Para solicitar um orçamento ou falar com nossa equipe, clique no botão abaixo.

Lista de serviços

(clique para conferir)


Trabalho realizado na fase de projeto que especifica a quantidade de material (barita, barimassa ou outro) a ser utilizado nas paredes e portas das salas de exames dos hospitais, clínicas e consultórios. Otimiza o gasto com o material a ser utilizado, otimiza o leiaute da sala e atende as exigências da legislação vigente.

Verifica os níveis de radiação nos locais onde se encontram instalados os aparelhos de raios X (consultórios, sala de exames) e as circunvizinhanças. Verifica a capacidade de atenuação (blindagem) do feixe de raios X das paredes, portas e biombos. Permite estabelecer se o ambiente é seguro para as práticas radiológicas.

 

Documento obrigatório exigido pela legislação sanitária (Portaria 330 e trabalhistas (NR’s). Pode ser para equipamentos emissores de radiação ionizante ou Memorial Descritivo de Ressonância Magnética.

🔹Verifica de forma continuada os padrões de desempenho conforme normas nacionais e internacionais. O PGQ é composto de:

🔹Testes de Constância/Controle de Qualidade dos Aparelhos de Raios X;

🔹Teste de Constância/Controle de Qualidade de Aparelhos de Mamografia Analógicos e Digitais;

🔹Teste dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

🔹Avaliação Periódica dos Negatoscópios;

🔹Controle de Qualidade em Aparelhos de Ressonância Magnética;

🔹 Treinamento Periódico da Equipe.

O uso de Tecnologias em Saúde está inserido na rotina de Estabelecimentos de Saúde e são imprescindíveis para o funcionamento desses. Serviços essenciais à promoção da saúde, nos quais são desenvolvidas ações de diagnose, terapia e atividades de apoio, se beneficiam do uso de tecnologias que devem oferecer segurança aos pacientes, além da eficácia no seu funcionamento. Para isso se faz necessária à existência de um sistema, como o Gerenciamento de Tecnologia em Saúde para acompanhar e controlar todos os aspectos relacionados ao uso de tecnologia em saúde.

Para atender as exigências do Ministério do Trabalho e como complemento ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), esse documento descreve a instalação, contém o monitoramento das áreas, o programa de garantia de qualidade entre outros itens.

São vários testes de desempenho realizados nos equipamentos de radiodiagnóstico para verificar a conformidade com a legislação vigente. Realização dos testes seguem periodicidade (mensal, semestral, anual ou bianual) normatizada e visa garantir a máxima eficiência dos equipamentos.

Realizamos nosso serviço em conformidade com as determinações da resolução publicada pela Secretaria do Estado de Minas Gerais que aplica o regulamento técnico (SES/MG Nº 7533), 02 de junho de 2021, que estabelece os requisitos básicos de proteção e segurança em ressonância magnética e disciplina a prática, visando à defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral. A Instrução Normativa nº 97 dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em sistemas de ressonância magnética nuclear, e dá outras providências em Ressonância Magnética.

A ultrassonografia (US), gera imagens do corpo humano que são obtidas a partir da reflexão ou do espalhamento de um feixe sonoro pulsado de alta frequência

🔹A partir deste conhecimento, realizamos os testes de controle de qualidade de acordo com a Instrução Normativa que trata da técnica de Ultrassom é Instrução Normativa N°96 que “Dispõe sobre requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em sistemas de ultrassom diagnóstico ou intervencionista, e dá outras providências.”

A IN N°96 descreve os testes que são necessários para aceitação e controle de qualidade.

Testes de aceitação devem ser feitos no momento da instalação e antes do primeiro uso, ou após manutenções no aparelho. Controle de qualidade, no caso de ultrassom, deve ser feito anualmente.

É avaliada a blindagem do tubo de raios X afim de verificar possíveis falhas. Os resultados obtidos são comparados com os níveis de tolerância estabelecidos na legislação.


Para toda equipe afim de ampliar e difundir os conceitos relacionados: uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), uso de dosímetros individuais, legislação vigente dentre outros.


Para toda equipe afim de ampliar e difundir os conceitos relacionados: uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), uso de dosímetros individuais, legislação vigente dentre outros.

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